dermoabrasão

As cicatrizes tem causa variada. Acidentes e cirurgias são as principais causas. Diversos motivos podem gerar uma cicatriz de baixa qualidade, o que geralmente gera um incomodo para quem convive com elas diariamente. O cirurgião plástico pode corrigir o problema para que se torne uma cicatriz uniforme com o tom e a textura da pele. Além disso, o princípio básico deste procedimento é o reposicionamento das cicatrizes no sentido das linhas de forca, conhecidas como linhas de Langherhans. Inúmeras técnicas podem ser empregadas, desde simples ressecções ou dermoabrasões ou zetaplastias. Expansores de tecido podem ser empregados nos casos que se apresentam compouca disponibilidade de pele sadia, ou ainda podem ser usados em pacientes com alopécias em couro cabeludo. Mais modernamente temos aplicado em nossa prática clínica alguns tipos de lasers, específicos para o tratamento de cicatrizes precoces.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode fazer a cirurgia para corrigir uma cicatriz. Somente quem tem acne ativa ou demais doenças de pele na área a ser tratada está impedida(o) de se submeter ao procedimento até que essa área não apresente risco de uma possível infecção, devendo portanto ser solucionada a priori.

Nos primeiros dias de recuperação é normal a ocorrência de edema, descoloração ou desconforto. É preciso estar ciente de que a fase inicial da cicatrização leva até duas semanas. Após esse período, o processo continua em geral por 8 -12 meses.

A duração da cirurgia é proporcional ao tamanho da cicatriz corrigida, podendo variar de 15 minutos a uma hora.

A anestesia é local, com ou sem sedação.
A maioria dos procedimentos são realizados na própria clinica em sala equipada para procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

O paciente é cumpre um período de observação, sendo liberado após com as orientações especificas para o procedimento realizado e as receitas com as medicações necessárias.