OTOPLASTIA

A cirurgia de orelha ou otoplastia é realizada com o objetivo de melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. Também é feita para corrigir deformidades existentes desde o nascimento ou que foram ocasionadas por lesão. Seja qual for o caso, com a otoplastia é possível reestruturar as orelhas de maneira natural e proporcional, beneficiando a aparência e a autoestima.

Qualquer pessoa que se incomode com orelhas salientes ou desfiguradas pode se submeter à cirurgia. Sendo uma criança, a idade adequada é a partir dos cinco anos ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção. Além disso, ela não deve
apresentar objeção quando for ao médico conversar sobre a cirurgia. O procedimento só não é indicado para adultos que detenham doenças que representam risco de vida ou condições médicas que influenciam na cicatrização. O hábito de fumar também é um impeditivo para a realização da cirurgia.

O paciente pode sentir um desconforto logo após a cirurgia. Para amenizar a sensação, o cirurgião plástico pode prescrever alguma medicação para dor. Também é possível que haja coceira na região coberta pelas ataduras. Elas não devem ser removidas. Retirá-las pode comprometer a correção e exigir uma nova intervenção cirúrgica. Além disso, é preciso evitar a aplicação de força excessiva no local e movimentá-lo enquanto estiver no período de cicatrização. Os medicamentos prescritos servem para auxiliar no processo de recuperação e diminuir o risco de infecção. Tudo é avaliado pelo cirurgião durante o acompanhamento pós-operatório.

Quando a cirurgia é realizada nas duas orelhas, o tempo médio da cirurgia é de 90 minutos. Caso o procedimento seja feito em uma orelha só, dura em torno de 45 minutos.

A anestesia é local, intravenosa ou geral, conforme a indicação do médico.

A alta hospitalar pode ser concedida no mesmo dia ou em 24 horas. O importante é o pacientes estar completamente recuperado da anestesia.